Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 24 de Abril de 2024

SECRETARIA DE Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer

Publicado em 26/09/2019 14:32:31

Semana farroupilha na escola São Francisco de Borja

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho, nesta semana, do dia 13 até 19 de setembro a tradição gaúcha esteve ainda mais presente no cotidiano dos alunos da EMEF São Francisco de Borja.

Aspectos relacionados à cultura, tradição e história do Rio Grande do Sul foram trabalhados de forma pedagógica, cultural e lúdica na escola, entre as diversas atividades desenvolvidas nesta semana, os alunos do 5º ao 9º ano participaram da Gincana Gaudéria, a qual busca incentivar os alunos a aprofundarem seus conhecimentos sobre a nossa história com pesquisas sobre o tema.

Resgatando costumes que fazem parte da nossa cultura, com direito a Piquete, o qual ganhou o nome de “Piquete Entrevero Butiaense”, e chama crioula os alunos vivenciaram uma semana com mateada, apresentações artísticas, fandango, tertúlia livre, vaca-parada, almoço típico, entre outras atividades.

Para encerrar no dia 19 houve um dia de integração entre as turmas, com brincadeiras organizadas pelas turmas da manhã, apresentação de danças dos alunos da Educação Infantil e séries iniciais. Foi um dia muito divertido e cheio de atrações, construindo e compartilhando conhecimentos, assim como a valorização das tradições gaúchas e a história do povo rio-grandense, mantendo viva a chama da tradição.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA