Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 29 de Marco de 2024

SECRETARIA DE Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Expansão Econômica

Publicado em 22/05/2020 14:29:13

Nascentes de Água são Preservadas com Trabalho de Proteção

A disponibilidade de água potável, hoje é um problema preocupante, Prefeitura e Emater praticam técnica de preservação de nascentes de Água

No município, ainda, encontramos propriedades e localidades rurais que possuem essa riqueza natural.

Com a intenção de contribuir com a promoção da saúde, segurança e soberania alimentar e qualidade de vida de moradores do meio rural de São Pedro do Butiá, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura, está engajada na proteção de nascentes de água. Nesta semana, o trabalho está sendo realizado na propriedade de Júlia Berwanger Thomas, na localidade de Esquina União. No município já são dezenas de nascentes protegidas, no período dos últimos 23 anos, desde a existência do Escritório da Emater no município.

Com a implantação de uma estrutura para proteção da nascente na propriedade de Júlia, a água potável será preservada e irá servir a duas propriedades, com a possibilidade de consumo próprio, necessidade animal e irrigação de hortaliças. Além disso, com a nascente protegida, tem se interesse em abastecer um abastecedouro da comunidade de forma mais eficiente onde 12 propriedades de agricultores, que aproveitam a água para o manejo das lavouras poderão ser beneficiadas.

Outra proposta, segundo a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Marlene Jacinta Anschau, é amenizar as consequências da estiagem, permitindo que a água seja preservada e aproveitada.  Para a proteção da nascente foram utilizados tijlos maciços, pedra brita, pedra ferro para proteção das vertentes, lona preta para cobertura, além dos canos para levar a água até as propriedades;

Levando em consideração as Resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), a Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), atua em ações de preservação de nascentes e olhos d’água existentes em propriedades rurais. A importância de preservar as águas sensibilizou trabalhos em diferentes pontos da região de Santa Rosa, sendo que até o momento foi realizada a proteção de 17 nascentes, beneficiando 18 famílias.

Com a preocupação de melhorar a qualidade da água utilizada nas propriedades rurais, que a extensionista divulga a técnica que protege solo do local da nascente e a fonte de água. Além disso, ela também presta orientação quanto ao tratamento da água, para garantir o abastecimento contínuo de água potável nas propriedades.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA