Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 29 de Marco de 2024

SECRETARIA DE Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer

Publicado em 02/05/2014 13:32:19

5ª CAVALGADA DA TRILHA DOS SANTOS MÁRTIRES


No dia 1º de maio de 2014 o município de São Pedro do Butiá recebeu mais uma vez com muito orgulho a Cavalgada da Trilha dos Santos Mártires.
São Pedro do Butiá faz parte do trajeto da cavalgada, pois era o caminho que jesuítas e índios percorriam ao se deslocar das reduções de São Nicolau e Assunção do Ijuí em direção à redução da Candelária, que ficava na área do atual município de Rolador.
É pelo rastro das antigas trilhas missioneiras que a “Cavalgada dos Mártires atravessa campos e coxilhas, riachos e rios, contempla as ruínas jesuíticas de São Nicolau e o Monumento a São Pedro, Padroeiro do Rio Grande do Sul e da sede do nosso Município, faz uma oração diante da cruz do mártir João de Castilhos e dos cemitérios onde repousam nossos antepassados, percorrendo o chão da terra vermelha que foi o berço da História do Rio Grande do Sul, até chegar à terra Santa de Caaró.
Chegaram ao nosso município por volta das 9 horas, na comunidade de Boa Esperança, onde foram recepcionados por autoridades municipais e moradores da comunidade.
Em seguida, os Cavalarianos foram até o Centro Germânico Missioneiro, foram recebidos por crianças e adultos que fizeram uma bela apresentação.
Na noite de quinta-feira, teve declamações de poesias, músicas e Tertúlia Livre no CTG Estância de São Pedro. Vários artistas locais se apresentaram como também, teve apresentação de danças com Grupo Mirim da Invernada de Danças do CTG.
Participaram desta cavalgada representantes da Associação de Proteção ao Rio Piratini, que realizam um trabalho de conscientização e proteção ao meio ambiente em toda a região. O Coordenador da Trilha Sérgio Venturini, o Coordenador da Cavalgada Nelson Pereira de Morais, e Edison Lisboa da Associação de proteção dos amigos do Rio Piratini também participaram da Cavalgada.
Agradecemos a comunidade de Boa Esperança, pela mobilização para ajudar a recebe-los, aos que ajudaram a receber a Cavalgada no Centro Germânico, e aos que colaboraram na programação que aconteceu na noite do dia 1º de maio no CTG. Foi uma forma de a comunidade demonstrar a hospitalidade para com os visitantes.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA