Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 19 de Abril de 2024

SECRETARIA DE Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer

Publicado em 13/07/2018 16:50:19

DIA D – BNCC

No dia 05 de julho de 2018  professores da Escola Municipal São Francisco de Borja  e no dia 11 de julho de 2018  professores da EMEI Arte e Vida, reuniram-se  juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Educação para um estudo sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, antecipando o “Dia D - 06 de julho de 2018 - Rio Grande do Sul em Ação- BNCC- Referencial Curricular Gaúcho”.
A Base Nacional Curricular (BNCC) é um documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de adquirir e estabelece a revisão dos currículos escolares. E as aprendizagens essenciais do documento estão expressas em 10 competências gerais. Elas definem a Base Educacional, norteando os caminhos pedagógicos a se seguir.
Segundo o MEC, as 10 competências gerais são mobilizações de conhecimentos de acordo com os princípios éticos, estéticos e políticos, que visam a formação humana em suas múltiplas dimensões. O objetivo é perpetuar no ensino uma comunicação integral, mobilização de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades para suprir as demandas do cotidiano, a fim de garantir o crescimento do aluno como cidadão e qualificá-lo para o mercado de trabalho.
Destacamos que o diferencial na construção desta base é o regime de colaboração, considerando o Município como um território onde escolas de diferentes mantenedoras (municipais, estaduais e privadas) pensam e construam seu currículo de forma coletiva, objetivando e garantindo o direito de aprender de cada criança e adolescente.
Num primeiro momento efetivou-se uma reflexão com o grupo de professores sobre a importância da construção coletiva do RS em que as redes de ensino públicas e particulares se mobilizam para discutir e construir um documento curricular, hoje nominado Referencial Curricular Gaúcho.
Na oportunidade foram repassadas orientações de como acessar a plataforma digital no endereço currículo.educacao.rs.gov.br, conforme suas áreas de conhecimento e componente curricular.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA