Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 18 de Abril de 2024
Publicado em 27/11/2013 12:29:43

Curso de Capacitação

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO AS DROGAS E A VIOLÊNCIA

Os instrutores do PROERD de São Pedro do Butiá Sgt Luis César Izolan Coletto e Sd Darleia Justen juntamente com os demais instrutores de todo estado participaram nos dias 20, 21 e 22, em Porto Alegre, de um curso de capacitação para o enfrentamento as Drogas e a Violência.
O evento também marcou os 15 anos do Programa Educacional de Prevenção às Drogas e a Violência (Proerd) e o alcance de 1 milhão de crianças atingidas com o programa. Realizado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e pela Brigada Militar.  
Entre os palestrantes, o gerente do Instituto Gerdau, Clódis Xavier, falou sobre a parceria do Grupo Gerdau com o Proerd. Já Franklin Popovi, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, apresentou o programa do governo federal Crack, é Possível Vencer. Na quinta-feira (21/11), o coordenador estadual do Proerd no Paraná, Coronel Douglas Sabatini, tratou da atuação do policial militar nas escolas daquele estado. Na sexta-feira (22/11), a Secretária adjunta da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Celeste, falou da importância dos conselhos tutelares na luta contra as drogas. Além dos palestrantes, os instrutores do Proerd fizeram relatos e demonstrações das técnicas utilizadas em sala de aula. 
 O Proerd é baseado no programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (Dare), que já foi desenvolvido em mais de 50 países, atingindo 40 milhões de crianças por ano no mundo. No Rio Grande do Sul, o Proerd foi implantado em 1998 para reforçar noções de cidadania, prevenir e reduzir o uso de drogas em crianças e adolescentes. Os policiais militares entram em sala de aula - desde a educação infantil até o ensino médio - e, com o apoio dos professores, auxiliam os alunos a reconhecerem as pressões para que experimentem cigarro, álcool, maconha ou outras drogas e, principalmente, como resistir a elas. 
O trabalho é realizado também com os familiares desses alunos, incentivando-os a desenvolver habilidades de comunicação, auto-estima, empatia e tomada de decisão nas crianças e adolescentes, assim como mostrar a eles alternativas às drogas. O Proerd funciona em 451 municípios gaúchos em escolas das redes de ensino estadual, municipal e privada. 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA