Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 29 de Marco de 2024

SECRETARIA DE Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer

Publicado em 18/04/2019 22:52:08

Futebol de Campo, Educação e Cidadania

Ser um craque de futebol não é querer realizar sonhos impossíveis

Ser um craque de futebol não é querer realizar sonhos impossíveis, mas realizar sonhos que muitos garotos e garotas desejam e só os perseverantes conseguem.
Com esta ideia nasce um novo Projeto Social: Escolinha de Futebol Campeões do Futuro.

Sabemos que hoje o esporte é um dos principais mecanismos de eficácia comprovada, como fator de crescimento e inserção da criança e do adolescente em uma atividade saudável, oferecendo muitos benefícios, tanto na individualidade como para coletividade. O esporte e lazer, tanto para a criança como para a comunidade é de vital importância, dando-lhe subsídios para que esses possam por si mesmos transformar a sua realidade evitando influencias negativas da sociedade.

Encontramos no caso o futebol, onde há regas, disciplina e também a possibilidade de um futuro que fascina as crianças, proporcionando assim mais uma opção para seu desenvolvimento como cidadão.

O Projeto Social: Escolinha de Futebol Campeões do Futuro idealizado pelo Prefeito Martinho Berwanger, em parceria com professores de Escolinhas de Futebol e o Coordenador Municipal de Desporto Sr. Ademir Hirlgert tem como foco oferecer a comunidade uma alternativa no desenvolvimento das crianças com uma atividade possível no contra turno do qual o aluno/aluna está matriculado.

A proposta do projeto é utilizar o esporte em sua modalidade, o futebol, como relevância a cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação sócio-humano, no caso, das crianças, gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores e principalmente um importante instrumento para capacitar crianças e adolescentes a ingressarem construtivamente na sociedade, já que irão frequentar um ambiente social e apaixonante devido o contexto da profissão.

Diante de uma sociedade que, os problemas sociais são inúmeros e que nosso país sedia eventos esportivos de maior importância nacional e mundial, a gestão municipal na pessoa do Prefeito Martinho Berwanger e a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer - Srª. Neusa Bratz acreditam que este tipo de projeto se insere neste contexto, e sentem-se com o dever moral e ético de exercer a responsabilidade social, principalmente no que tange à democratização do acesso ao esporte e ao lazer para a infância e a adolescência. Conceitos este, que estão presentes no Art. 227 da Constituição Federal, no Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, e na Carta dos Direitos da Criança no Esporte.

Os objetivos do projeto são de oferecer oportunidade da aprendizagem dos fundamentos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social de crianças e adolescentes das comunidades de São Pedro do Butiá, através da prática de futebol no âmbito de forma orientada e com acompanhamento técnico.
Metodologia, professores, condições de ingresso, documentos para inscrição, atividades, público, turma, dias e horários serão divulgados nas escolas pela equipe de trabalho.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA