Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 28 de Marco de 2024

SECRETARIA DE Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Expansão Econômica

Publicado em 06/11/2014 12:12:50

VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA


A partir do dia 1º de novembro iniciou a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. A vacinação é obrigatória para todos os bovinos com idade de até 24 meses.
O objetivo é a proteção do rebanho contra esta grave doença, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais ao Estado.
Nesta etapa a Prefeitura de São Pedro do Butiá não mais estará disponibilizando os funcionários gratuitamente para fazer a vacinação, sendo este serviço prestado por profissionais particulares da área de veterinária, que são a Médica Veterinária Patrícia Heck e o estudante de medicina veterinária Vinícius Castilho. Os mesmos estarão passando nas propriedades para realizar a vacinação, cabendo ao produtor o pagamento da prestação de serviço, ou seja, R$1,50 por animal vacinado, pago diretamente ao vacinador, estando abaixo dos valores cobrados pelos vacinadores comunitários dos municípios vizinhos. Os produtores enquadrados no PRONAF terão a vacina fornecida gratuitamente.
Enquanto os animais abaixo de 24 meses não estiverem vacinados, a propriedade fica impedida de movimentar bovinos, observando os prazos abaixo:
 - 15 (quinze) dias para animais com uma vacinação; 
- 7 (sete) dias para animais com duas vacinações;
- a qualquer momento após a terceira vacinação.

Produtor rural: seu papel é fundamental para mantermos o RS livre de febre aftosa. Os produtores que não vacinarem o rebanho em novembro serão multados e terão a propriedade interditada até que a situação seja regularizada, de acordo com o decreto estadual 50.072/13.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA