São Pedro do Butiá,
Prefeitura Municipal de
SÃO PEDRO DO BUTIÁ
NOTÍCIAS
(últimos acontecimentos do município)
Notícia postada em 13/04/2017 às 16:00:49
Renovação do Certificado de Filantropia da Ascar-Emater/RS é celebrada com as parcerias em São Pedro do Butiá

Uma solenidade realizada na manhã do dia 30 de março, no Palácio Piratini, marcou a renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) da Ascar-Emater/RS, garantindo a continuidade dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) oficial do Rio Grande do Sul, que atendem a 222 mil famílias de agricultores e pecuaristas familiares, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, assentados da reforma agrária e agricultores em todo o Estado.  O evento contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, do secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, deputados estaduais e federais, secretários de estado, do presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, representantes de entidades ligadas ao setor e dos públicos assistidos pela Aters gaúcha, entre outras lideranças.
                Em São Pedro do Butiá este evento foi celebrado com a presença do Prefeito Municipal Sr. Martinho Berwanger, Secretários(as) Municipais , Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sr. Eugênio Rauber , Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais , Coordenação do CRAS, Assistente Social, Psicóloga, representantes dos Grupos de mulheres, dos conselhos municipais, do grupo do peixe e gerentes das entidades financeiras.
                A chefe do Escritório Municipal da Emater, Marlene Anschau agradeceu aos integrantes do governo municipal, lideranças , entidades e demais instituições representativas do meio rural pela presença e  empenho na conquista da renovação do Cebas. O trabalho desenvolvido pelas famílias que vivem e produzem no campo é fundamental para nossa sociedade, dele depende a produção de alimento que sustenta não somente as mesas do nosso país, mas também sua economia, e a Emater tem parte importante nesse desenvolvimento. Todas as decisões e atitudes que tomamos são pensando nas pessoas, são com profissionalismo e dedicação, para que tenham em sua propriedade acesso às políticas públicas, qualidade de vida, diminuição da penosidade no trabalho e que suas vulnerabilidades sociais existentes possam receber atenção especial” destaca Marlene.

“A renovação deste certificado é muito importante, e é um momento de comemoração e por isso o convite a todos os nossos parceiros para estarem aqui hoje”, enalteceu Marlene.

                Após  assistir a um vídeo com histórico das atividades realizadas pela Emater /RS  em 60 anos de existência, constatamos que somente em 2016 foram  assessoradas 222.081 famílias, retornando , em média 9,87 vezes em cada uma delas, totalizando 2.181.429 atendimentos  em 493 municípios em que está presente. As lideranças presentes puderam acompanhar relatos de agricultores familiares, experiências vividas pelos diferentes públicos assistidos bem como o acompanhamento de uma diversidade de ações realizadas pelos extensionistas rurais, com acompanhamento do ministério do Desenvolvimento Agrário e Social. A entidade é sim uma  instituição de assistência social, já que a sua atividade de prestar  Assistência Técnica e Extensão Rural e Social está pautada no princípio de matricialidade sociofamiliar, por atender a diversidade dos agricultores.

                Segundo depoimento da Assistente Social, Marta “A Emater chega, onde o poder público não consegue chegar , por eles estarem em todos os municípios executando atividades sociais em todos os cantos do município e de forma continuada, conseguindo detectar as vulnerabilidades existentes”.

                Já o prefeito Municipal Martinho Berwanger na sua fala destacou como ponto fundamental, a harmonia que deve existir entre as entidades parceiras, para juntar forças e alcançar assim as transformações e o verdadeiro desenvolvimento do município. O desejo que a Emater seja esta força parceira para conseguirmos desenvolver cada vez mais este nosso município. Assim outras pessoas presentes usaram a palavra, todas com o intuito de parabenizar a Emater pela conquista e declarando a satisfação que tem em ser parceiros desta entidade que está aí para executar ações diversificadas em todo município, sempre pensando em melhorar a qualidade de vida dos nossos agricultores familiares.

                Finalizando foi oferecido um café colonial com produtos da terra, com objetivo de confraternizar e estabelecer cada vez mais os laços fortes entre as lideranças, parcerias e poder público Municipal.

                Queremos de coração, agradecer a presença de todos que acataram o convite, e prestigiaram este momento muito importante para a Emater/RS,  e ao CRAS por nos ceder o espaço maravilhoso para recebê-los com carinho. Muito obrigado!
Avenida Júlio Schwengber, nº 1645
Centro - São Pedro do Butiá - RS
(55) 3369 1800
Manhã: 7h45min - 11h45min
Tarde: 13h30min - 16h30min
© Copyright 2013 P.M. São Pedro do Butiá. Todos os direitos reservados!