São Pedro do Butiá,
Prefeitura Municipal de
SÃO PEDRO DO BUTIÁ
NOTÍCIAS
(últimos acontecimentos do município)
Notícia postada em 13/07/2017 às 13:42:27
2ª Romaria a São Pedro teve importante crescimento de público e foi um grande sucesso

Realizou-se domingo, dia 02, a segunda edição da Romaria a São Pedro ( que contempla um trajeto entre a Igreja Matriz e o monumento  São Pedro, no Centro Germânico Missioneiro), a qual mostrou um grande crescimento em relação a 1ª edição, não só de romeiros, como também de visitantes atraídos pela vasta programação do dia.    

A romaria em si, iniciou com a celebração na igreja matriz e prosseguiu pelas ruas da cidade. A primeira parada dos romeiros aconteceu em frente a praça, onde foi feito o Ato Penitencial sob a responsabilidade do Apostolado da Oração. Logo após, em frente ao prédio que abriga a Brigada Militar, realizou-se o ato de louvor, a cargo do Colégio Est. Pedro José Scher e Catequese, sendo um momento emocionante, pois havia um rosário, confeccionado com balões, o qual foi solto e tomou os ares, até sumir da vista das pessoas. A próxima etapa ocorreu nas imediações da EMEI Arte e Vida, sob a responsabilidade desta comunidade escolar, procedendo a liturgia da palavra e a coroação de Nossa Senhora de Fátima. Seguindo, no pórtico de entrada do Centro Germânico Missioneiro, a cargo da Escola Municipal São Francisco de Borja foi narrado o evangelho e após os fiéis se dirigiram em frente ao monumento a São Pedro onde foi dado continuidade à celebração.  A imagem de São Pedro sempre esteve à frente da procissão e, neste ano, a novidade foi a imagem de Nossa Senhora Aparecida (conduzida pelo Grupo de Cursilhistas), trazida de Santo Ângelo, já que neste ano comemora-se os 300 anos de devoção à Santa.

Após a celebração religiosa, o evento tornou-se uma festa popular, onde não faltaram comes e bebes e várias outras atrações.

E como era uma festa em homenagem a São Pedro, que foi pescador, ao meio-dia o cardápio foi à base de peixes, servido a mais de 700 pessoas, consumindo mais de 300 kg de peixe, todos oriundos da agricultura familiar. A tarde contou com vasta programação, envolvendo cerimônia da benção e queima dos pedidos, show do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Blumengarten  de Santo Cristo,  show com o “Grupo Vocal Sol Maior” de Tucunduva, com  seu Espetáculo “Imaginar...Sonhar...Acreditar”, que impressionou e encantou a todos com suas interpretações musicais.

Como o dia do padroeiro é o dia de “Kerb”, sentiu-se a necessidade de reviver essa tradição, o que realmente aconteceu, sendo que no meio da tarde foi servido aos presentes uma farta mesa com bolachas dos mais variados tipos acompanhadas de um bom café. Nas belas épocas em que se comemorava os Kerb, as famílias se visitavam muito, sendo que era a  principal data de visitas e confraternização daqueles tempos.  Já, neste domingo, o que aconteceu foi uma espécie de “Kerb coletivo”, o que agradou a todos. Durante todo o dia, contou-se com a presença da Banda Municipal, sempre com muita maestria, como é tradicional, e à tarde animou a todos com a tradicional Dança da Polonesi.

Este evento foi uma produção voluntária do Grupo do peixe que preparou o almoço, e das mulheres dos grupos assistidas pela Emater/Ascar, que confeccionaram as bolachas e as serviram com o café. Também teve a participação importante do Conselho Municipal de Turismo e, representando a prefeitura, da Secretaria de Educação, que intermediou junto ao patrocinador (Lojas Becker), para que fosse possível a vinda do “ Grupo Vocal Sol Maior Show  sem custos para o evento.

Seria difícil nomear todas as pessoas que contribuíram para que tudo desse tão certo, não só com seu trabalho, mas também com doações de recursos e ingredientes. Todos sabem o bem que fizeram, e já foram agraciados ao ver o semblante de alegria e satisfação das cerca de 1.000 pessoas que participaram do evento.

Com tudo isso, fica a certeza de que essa Romaria/Festa está no caminho certo e se tornando tradicional, sendo que a tendência lógica é de crescimento ainda maior para as próximas edições.

 

Avenida Júlio Schwengber, nº 1645
Centro - São Pedro do Butiá - RS
(55) 3369 1800
Manhã: 7h45min - 11h45min
Tarde: 13h30min - 16h30min
© Copyright 2013 P.M. São Pedro do Butiá. Todos os direitos reservados!