São Pedro do Butiá,
Prefeitura Municipal de
SÃO PEDRO DO BUTIÁ
NOTÍCIAS
(últimos acontecimentos do município)
Notícia postada em 14/07/2017 às 18:26:37
VII CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DISCUTIU GARANTIA DOS DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS

            Aconteceu no dia 5 de julho a VII Conferência Municipal da Assistência Social promovida pela Prefeitura Municipal, Conselho Municipal da Assistência Social e apoio da Emater-RS/Ascar, com o tema “GARANTIA DOS DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS”.

            A Conferência é um espaço extremamente fundamental para a inclusão das pessoas. Hoje não podemos mais admitir que as discussões ainda aconteçam em gabinete, portanto esta conferência abre para a participação das pessoas, tanto dos usuários, quanto do trabalhador, conselheiros, lideranças e poder público.

            Em seu pronunciamento inicial, a Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social Srª Marlene Anschau falou que o usuário deve ser o privilegiado na garantia da política pública à vida e o direito à vida. Estamos passando por um momento difícil, mas temos também na mão a possibilidade de fazer as mudanças. Por isto esta importante participação onde todos tiveram a oportunidade de explorar o espaço da conferência, sendo esta de caráter deliberativo, o qual nos oportunizou o debate e a avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários.

            Logo a seguir formou-se a mesa de autoridades e o pronunciamento dos mesmos, seguindo com a leitura do Regimento da Conferência. Em seguida falou o Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social Sr. Narciso Lenz, relatando a  importância das discussões e da participação de todos nestes espaços. Já o prefeito Municipal Sr. Martinho Berwanger em sua fala colocou sobre a importância das organizações, entidades, de todas se abraçarem e trabalhar em conjunto para o fortalecimento do município.

            Tivemos a importante participação do Grupo da Terceira Idade SINGEN BRING FROIDE, juntamente com o maestro Silmar Bohn que animaram todos, com cantigas muito sugestivas para o início da Conferência  e assim mostrando um pouco do trabalho do Grupo no CRAS.

            A seguir todos puderam participar de uma importante palestra proferida pela Assistente Social Srª Ana Paula Gottardo, onde fez um resumo dos quatro Eixos temáticos da Conferência e falou também sobre o que realmente é a Assistência Social. Palestra muito proveitosa. Logo depois partiu-se para a formação dos Grupos de trabalho, discussão, deliberação e apresentação de propostas em cada Eixo temático para as diferentes esferas de governo, ou seja, Municipal, Estadual e Federal. Ainda na oportunidade foram escolhidos e homologados os delegados que irão representar o município de São Pedro do Butiá na Conferência Estadual de Assistência Social em Porto Alegre, sendo da sociedade civil a Srª Marlene Jacinta Anschau-Emater-RS/ Ascar, titular e suplente a Srª Rita Kunz representando a Terceira Idade. Já pelo Governo a escolhida foi a Srª Márcia Wilgen do CRAS, titular e suplente Marta Folmann, do CRAS.

            Finalizando a Conferência, novamente o Grupo do Canto animou todos com seus belos cantos e os participantes ainda tiveram a oportunidade de degustar uma farta mesa de lanches.

            O Conselho Municipal da Assistência Social agradece a presença de todos.

Avenida Júlio Schwengber, nº 1645
Centro - São Pedro do Butiá - RS
(55) 3369 1800
Manhã: 7h45min - 11h45min
Tarde: 13h30min - 16h30min
© Copyright 2013 P.M. São Pedro do Butiá. Todos os direitos reservados!