Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 15 de Julho de 2024

SECRETARIA DE Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Expansão Econômica

Publicado em 04/08/2021 15:27:34

Lançado o programa de incentivo aos produtores de leite

Na última terça-feira foi lançado em Audiência Pública o Programa Municipal de Perfuração de Poços Artesianos

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL LANÇA IMPORTANTE PROGRAMA DE INCENTIVO AOS PRODUTORES DE LEITE

Na tarde desta terça-feira (03/08), foi realizada uma Audiência Pública no CTG Estância de São Pedro, organizada pela Administração Municipal em parceria com a EMATER, onde foi lançado o Programa Municipal de Perfuração de Poços Artesianos para Produtores de Leite. Neste programa o Município irá custear totalmente os serviços de perfuração de poços, bem como fornecer os tubos geométricos para o revestimento das partes mais superficiais dos poços a serem perfurados, cabendo ao produtor a contrapartida na aquisição da bomba, canos e fios e demais itens para garantir o fornecimento de água para a propriedade leiteira. Na Audiência, estiveram falando aos presentes o Prefeito Municipal, José Henrique Heberle, o Vice-Prefeito e Secretário da Agricultura Valter Antônio Seibert, a extensionista e chefe da EMATER, Marlene Jacinta Anschau, e o Engenheiro Agrônomo e Licenciador Ambiental Municipal Carmo José Heinzmann, os quais apresentaram aos produtores o objetivo do programa bem como os critérios de enquadramento. Além disso, foi oferecida a oportunidade para que os produtores pudessem realizar questionamentos e esclarecer dúvidas.

O referido programa visa valorizar o produtor de leite para que o mesmo possa desenvolver suas atividades, gerando renda e principalmente tendo água de qualidade para os animais, que muitas vezes em períodos mais secos acabam sendo prejudicados, sobrecarregando o uso da água da rede pública.

Neste primeiro momento serão enquadrados produtores que possuem acima de 30 vacas, entre outros critérios de seleção. Inicialmente o município irá licitar a perfuração de 2 mil metros de poços, contemplando de 10 a 15 produtores, dependendo da profundidade necessária para cada poço. A intenção é seguir com o programa nos anos seguintes, dando a devida continuidade para poder auxiliar os demais produtores que não participaram desta primeira etapa. Além disso, estuda-se beneficiar produtores de outras atividades, tais como suinocultura e os do setor de hortifrutigranjeiros, que ainda não possuem poços em suas propriedades.

As inscrições para o referido programa estão abertas no período de 04 à 11 de agosto, em horário de expediente da Prefeitura Municipal, na Secretaria de Agricultura ou com a Secretaria do Gabinete do Prefeito.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA