São Pedro do Butiá recebeu mais uma vez, com muito orgulho e alegria, no dia 5 de maio de 2016, os Cavalarianos da 7ª Cavalgada da Trilha dos Santos Mártires.
Nosso Município faz parte do trajeto da cavalgada, pois era o caminho que Jesuítas e índios percorriam ao se deslocarem das reduções de São Nicolau e Assunção do Ijuí, em direção à redução da Candelária, que ficava na área do atual município de Rolador.
A recepção aconteceu na localidade de Boa Esperança, comunidade que acolheu com muita hospitalidade, oferecendo um delicioso almoço para os visitantes.
Na sequencia, os Cavalarianos dirigiram-se a comunidade de Butiá Inferior, onde foram recepcionados pelos alunos e professores, com uma bela apresentação da Orquestra Flauta Mágica, da Escola Municipal São Francisco de Borja. Em seguida, foram até o Centro Germânico Missioneiro, onde foram recebidos pela Secretária Municipal de Educação Profª Celina Lúcia Reisdorfer e pela Professora Velida Schneider, que fez a ligação do plantio da árvore de oliveira com a história de São Pedro e a preocupação com a educação ambiental, que é um dos objetivos da Cavalgada. Também teve a presença do Sr. Miro Mumbach, que gentilmente, recepcionou os cavalarianos com músicas de gaita de botão
Na noite de quinta-feira, o CTG Estância de São Pedro de São Pedro do Butiá, abriu as portas e ofereceu um delicioso jantar. Na oportunidade, houve um momento em que foram realizadas diferentes apresentações artísticas, destacando o departamento artístico com suas belas danças e declamação de poesias. Para brindar a todos os presentes tivemos a participação toda especial de Mario Meira, Juca Tigre e Jarbas Nadal de São Luiz Gonzaga. Agradecemos a Rádio Caibaté pela animação e transmissão do programa da noite.
Agradecemos a comunidade de Boa Esperança, pela mobilização e recepção, aos alunos e professores, aos que ajudaram a receber a Cavalgada no Centro Germânico, e aos que colaboraram na programação que aconteceu na noite do dia 5 de maio no CTG. Foi uma forma de a comunidade demonstrar a hospitalidade para com os visitantes.
Na manhã do dia 6 de maio, a Cavalgada seguiu em direção ao município de Rolador, deixando para nós a mensagem da valorização da cultura local, tradicionalismo e preservação do meio em que vivemos.