O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes .
A proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
É importante conscientizar a população de que ABUSO SEXUAL é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual e EXPLORAÇÃO SEXUAL é a utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie.
Em casos de suspeita as pessoas podem denunciar junto ao DISQUE Direitos Humanos ligando no nº 100, a ligação é anônima e gratuita, ou também no Conselho Tutelar 9 9122-1030.
O silêncio de quem suspeita pode custar uma vida! Quem cala é cúmplice!
As próprias vítimas também podem buscar ajuda nestes telefones ou com um adulto de sua confiança.
Ser protegida é um direito de toda criança!