Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 19 de Abril de 2024
Publicado em 14/12/2018 10:34:34

OS CUIDADOS COM O FORMOL ESCOVA PROGRESSIVA, ALISANTES E FORMOL

O formol só pode ser usado na fórmula de cosméticos como conservante ou agente endurecedor de unhas e nas quantidades determinadas pela vigilância sanitária. Seu uso como alisante capilar é ilegal e pode causar, em quem aplica ou recebe o tratamento, problemas de saúde, como queimaduras no couro cabeludo, queda de cabelo e sérios problemas respiratórios.
Os riscos que o formol pode causar são: 
• No contato com a pele – irritação, vermelhidão, dor e queimaduras.
• No contato com os olhos – irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.
• Inalação– dor de garganta, irritação no nariz, tosse, diminuição da frequência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Também podem ocorrer graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar, pneumonia e câncer no aparelho respiratório.
• O formol também pode causar queda dos cabelos. Quando absorvido pelo organismo por inalação e principalmente pela exposição prolongada, apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, narinas, pulmão, sangue e cabeça.
Atenção: – Adicionar formol ou qualquer outra substância a produtos sujeitos à vigilância sanitária é infração sanitária (adulteração ou falsificação) é crime hediondo pela legislação brasileira, de acordo com o art.273 do Código Penal.
O uso do formol pode ser fatal, o risco aumenta à medida que se aumenta a concentração utilizada e a frequência de uso. O formol é considerado cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde.
Fonte:ANVISA

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA