Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 25 de Abril de 2024
Publicado em 10/12/2018 10:25:55

Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti

Entre os dias 26 a 30 de novembro de 2018, realizou-se a Semana Nacional de Combate ao mosquito, onde todos os municípios do Rio Grande do Sul foram convidados para a mobilização e sensibilização das redes de Saúde, Educação e Assistência Social a respeito da importância da prevenção das doenças.
Foram propostas ações educativas na comunidade escolar e mutirões de limpeza eliminar focos de água parada.
No dia 28 de novembro na Escola Municipal São Francisco de Borja foi realizada uma roda de conversa, onde o Enfermeiro Henrique Hamerski explicou para os alunos como é feita a transmissão da dengue, zika e chikungunya que ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti, que tem em média menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com listras brancas nas patas, cabeça e corpo. O mosquito costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto. Entre as medidas, recomenda-se:
- Tampar caixas d'água, tonéis e latões;
- Guardar garrafas vazias viradas para baixo;
- Guardar pneus sob abrigos;
- Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;
- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
- Manter lixeiras fechadas;
- Manter piscinas tratadas o ano inteiro. 
Após a conversa, os alunos, acompanhados da Direção, Professores e equipe promotora do evento foram até o cemitério local, onde puderam ver os possíveis criadouros.
No dia 30 de novembro, foi o encerramento da Semana Nacional Intersetorial ao Combate ao AEDES com uma caminhada aos cemitérios da sede do município, sendo realizado um mutirão de limpeza no local, onde foram eliminados vários criadouros e focos.
O evento contou com a participação da Agente Comunitária de Endemias Betina Ten Kathen, das Agentes Comunitárias de Saúde Ana Cláudia Seibert, Leivane Haas, Noeli Scherf e Silvane Thewes, representante do CRAS Mara Regina Matos, Enfermeiro Henrique Hamerski da Secretaria da Saúde, Neusa Bratz da Secretaria de Educação, diretora da Escola Municipal São Francisco de Borja Adriana Regina Nedel, professores e alunos.
Ficam os agradecimentos pelo apoio e colaboração de todos para a realização desta campanha.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA