Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 08 de Julho de 2024
Publicado em 22/09/2017 10:56:12

São Pedro Do Butiá Realizou Seminário Municipal de Novas Ideias para Produção, Conservação do Solo e Irrigação

             A Emater-RS/Ascar de São Pedro do Butiá, juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura, CONDESE e Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizou no dia 6 de setembro um seminário para discutir alternativas para qualificar as atividades da Agricultura Familiar. Na abertura o Secretário Municipal da Agricultura, Sr. Noé Hilgert e o Prefeito Municipal Martinho Berwanger, destacaram a importância deste seminário na busca de alternativas para melhorar as atividades dos agricultores do município.

Pela manhã, a programação contou com os painéis: “Secagem e Armazenagem na Pequena Propriedade”,  “Conservação de Solos” e “Programas de Irrigação” com a explanação dos Assistentes Técnicos Regionais da Emater Santa Rosa, Fernando Dornelles Fagundes e Marco André Junges.

            De acordo com Dorneles, técnicas como a descompactação do solo, o plantio em nível, o terraceamento, a rotação de culturas e a cobertura com resíduos podem favorecer desde a infiltração da água e o desenvolvimento das raízes das plantas, até a melhoria no controle de pragas e doenças ou a promoção da biodiversidade  do solo. "O que ocorre em muitos casos é o completo abandono de técnicas de manejo adequadas para o solo, que poderiam garantir melhores colheitas e um aproveitamento ainda maior do seu potencial".

            Já Marco André salientou a importância da irrigação na pequena propriedade como ferramenta auxiliar no planejamento das atividades, visando garantir a produção e reduzir os impactos causados por eventos climáticos. "Um sistema de irrigação bem projetado possibilita garantir a produção e aumentar significativamente a produtividade, reduzindo os custos para os agricultores, além disso, hoje o custo de um sistema de irrigação é altamente viável, desde que seja bem projetado”.

            Ao meio dia foi servido um gostoso almoço e logo após, representantes da Sicredi, Cresol, Banrisul e Banco do Brasil fizeram uma apresentação das diversas linhas de crédito, especialmente para a agricultura familiar, bem como da importância da elaboração de projetos bem planejados que realmente contribuam para o fortalecimento das propriedades.

Para finalizar, o Coordenador Regional de Programas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Sr. Ernesto Ivo de Lima, falou sobre os diversos programas executados pela secretaria e que beneficiam agricultores familiares. 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA