Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 26 de Abril de 2024

SECRETARIA DE Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer

Publicado em 07/07/2020 10:12:10

Prefeitura Investe em Equipamentos de Informática e Moderniza Gestão Escolar

Prefeitura Investe em Equipamentos de Informática e Moderniza Gestão Escolar.

Na Escola Municipal São Francisco de Borja, o Laboratório de Informática foi revitalizado e recebeu equipamentos novos de informática.

A busca de soluções para os desafios na área das tecnologias digitais, sempre foi um anseio e luta da Secretaria de Educação, nesta Gestão.

Com a pandemia causada pelo COVID-19, as atividades escolares foram diretamente atingidas, exigindo da gestão escolar a criação de mecanismos para reduzir os impactos decorrentes, buscando prover recursos que auxiliem professores e alunos na prática do ensino-aprendizagem.

Neste período emergencial, é importante fornecer algumas orientações para auxiliar as escolas a oferecerem atividades educativas online, criando uma via oficial de comunicação entre os membros da comunidade escolar, estabelecendo contato não apenas com os alunos, mas também com os pais, desde a educação infantil ao ensino fundamental.

            Uma escola conectada é aquela que tem uma visão clara e estratégica do uso da tecnologia para a aprendizagem, expressa no seu currículo e nas práticas pedagógicas adotadas por seus professores.

            Neste momento, de pouco tempo para planejamento, é preciso acessar recursos educacionais digitais pré-selecionados e classificados de acordo com o conteúdo pedagógico e adequado para cada ano/série escolar.

            É fundamental avaliar se todos os alunos terão acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores. Gestores e professores devem estar atentos aos casos onde a participação de alunos nas atividades online não for possível e buscar formas alternativas de garantir o acesso. Sabemos que para os professores esta transição imediata e planejada em tempo recorde, para o ensino online, trará grandes desafios. A maior parte dos professores brasileiros não foi preparada para integrar tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem e para ensinar de forma online.

            As crises são momentos de grandes oportunidades. Esta crise originada do coronavírus, além dos impactos na economia e na saúde, pode impactar significativamente a grave crise também na educação. Por isso, faz-se necessário usar a tecnologia como aliada para enfrentar os desafios de educar todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos em qualquer lugar e circunstância.

Desta forma, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, com apoio da Administração Municipal estará modernizando a gestão escolar municipal. Uma nova proposta, viabilizando novas ferramentas de desenvolvimento e soluções tecnológicas na rede municipal de ensino, tanto na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco de Borja, como na EMEI Arte e Vida, onde será implantado o Sistema para Gerenciamento de Informações Escolares com AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O mesmo contemplará cadastro de alunos, professores, disciplinas, conteúdos de aulas, presenças, notas de provas, trabalhos, geração de boletim e controle de biblioteca. No ambiente virtual de aprendizagem, sistema para aulas on-line, acompanhamento de entrega de trabalhos e fóruns.

A ação visa facilitar o trabalho administrativo e os processos pedagógicos, nas unidades de ensino do município.

 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA