Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 30 de Abril de 2024

SECRETARIA DE Saúde e Bem Estar Social

Publicado em 11/07/2023 09:24:00

Grupos do CRAS realizam viagem viagem de aprendizado

Nos últimos dias 06 e 07 de julho participantes dos projetos "Colcha de Retalhos" e "Gute Gemeindschaft", vinculados aos programas de oficinas terapêuticas realizaram uma viagem para participar da 29ª FEICOOP

Projetos Colcha de Retalhos e Gute Gemeinschaft 

 

            Nos dias 06 e 07 de Julho, as participantes dos Projetos Colcha de Retalhos e “Gute Gemeinschaft”, vinculados ao Programa Oficinas Terapêuticas realizaram uma viagem de aprendizado, com objetivo de fortalecer os vínculos interpessoais  e promover o empreendedorismo  a partir de novas experiências e oportunidades  relacionadas ao artesanato e culturas locais.

            Iniciamos o passeio na Gruta Subterrânea Nossa Senhora de Fátima, município de Nova Esperança do Sul. A Gruta é formada em pedra arenito, internacionalmente conhecida por ser uma das maiores da América. Possui 15 metros de profundidade  sendo um local para oração com paz e tranquilidade proporcionado pelo silêncio  e imensidão do espaço natural. Também há presença de cascatas , como a Véu de Noiva, a qual após uma trilha pode ser visualizada pelo grupo.

            O grupo visitou também, a Igreja de Pedra São Caetano, construída por espanhóis  em 1900.

            Seguindo, conhecemos a Gruta Nossa Senhora De Fátima na localidade de Ernesto Alves, distrito de Santiago. A Gruta possui aproximadamente 60 metros  de extensão e 40 metros de altura.

            Em Santa Maria, o grupo visitou o Shopping Praça Nova, Planetário da UFSM , Acervo Artístico e Acervo Arqueológico da UFSM. O Planetário foi idealizado para que se possa reproduzir o céu visando a educação complementar e enriquecimento da cultura científica  e intelectual de seus visitantes. A educação através  de um planetário  desenvolve a consciência visual , facilitando o entendimento da astronomia.

            E,  encerrando a viagem, o grupo participou da 29 ª FEICOOP- Feira Internacional do Cooperativismo, da Economia Solidária  e da Agricultura Familiar. Este evento é organizado pelo Projeto Esperança/ Cooesperança da Arquediocese de Santa Maria, Cáritas Brasileira  e Cáritas Regional do RS, pela UFSM e Prefeitura Municipal de Santa Maria.

            A FEICOOP é um importante espaço de articulação, troca de idéias e experiências de comercialização solidária direta. Partindo do slogan “ Construindo a Sociedade do Bem Viver: por uma Ética Planetária”, o intuito da feira é revelar alternativas de empreendimentos sociais que atuam pela geração de emprego  e renda, diálogo entre povos, fortalecimento de comunidades , geração de conhecimento e construção de alianças.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA