Na sexta-feira, dia 12 de abril, ocorreu o primeiro Dia D de 2019.
A atividade é parte do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. Após a elaboração dos referenciais curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos estados em 2018, a ação promove o início da discussão para a construção dos documentos curriculares nos municípios. Outros três encontros irão ocorrer durante o ano, nas seguintes datas: 17 de junho, 29 de agosto e 23 de outubro.
Foi um momento para debates e organização das escolas, com foco em construir uma nova proposta de currículo a partir da BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho. A data não foi considerada como letiva, portanto, os alunos não tiveram aula neste dia. Participaram as equipes diretivas, professores e funcionários.
O encontro foi dividido em dois momentos. No primeiro, foi realizado um diagnóstico da formação continuada dos professores: sua formação inicial, se atuam em sua disciplina de formação, se tem tempo para estudar dentro do seu regime de trabalho, e se as escolas, as coordenadorias regionais, as secretarias municipais e as mantenedoras privadas programam atividades de formação continuada. Na sequência, um desafio proposto pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), onde os professores fizeram uma reflexão e desenvolverão um projeto de acordo com o mesmo.
A participação dos professores nas atividades ocorreu nos turnos em que normalmente ministram suas aulas.
O Dia D é uma iniciativa do regime de Colaboração estabelecido entre a Secretaria da Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime/RS) e Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS).