São Pedro do Butiá,
Prefeitura Municipal de
SÃO PEDRO DO BUTIÁ
NOTÍCIAS
(últimos acontecimentos do município)
Notícia postada em 12/06/2017 às 14:05:08
Divulgação das redações, artigos e desenhos classificados no Concurso do Meio Ambiente

 Nível IV- Redações, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

 

“Cuidando do presente, pensando no futuro”

          Nossa maior fonte de riqueza é o meio ambiente. Ele nos oferece tudo o que precisamos. Nós mesmos fazemos parte dele. E mesmo assim não o valorizamos como deveríamos, praticando ações que o prejudicam, tais como queimadas, desmatamento, poluição e, com isso, colaboramos para o aumento do aquecimento global.

          O aquecimento global é provocado principalmente pela emissão de CO2 na Terra. Esse fenômeno da natureza pode causar problemas sérios para o nosso planeta, como o aumento da temperatura, extinção de animais marinhos, secas, derretimento das geleiras, chuvas fortes, causando destruições na agricultura e na natureza em geral.

          Se o ser humano não se conscientizar a tempo, daqui a alguns anos não haverá mais vida no planeta Terra. Estima-se que o planeta passe por tempos muito difíceis. A temperatura do planeta subirá demais provocando calor extremo e tempestades elevadas. Outra teoria é da escassez da água.

          Portanto, se queremos que outras gerações usufruam do meio ambiente, devemos tomar medidas drásticas para a sua preservação. Temos que pensar melhor sobre nossas atitudes. Separar o lixo corretamente, parar as queimadas, meios de transporte alternativos (bicicletas, carros com filtros) plantar mais árvores e flores, não desperdiçar água, podem ser algumas das atitudes possíveis. Não é essa Terra a terra que queremos deixar para nossos filhos e netos? Então, faça cada um a sua parte enquanto houver tempo!

1º lugar –  Betina Giehl- 9º ano- E. M. São Francisco de Borja

  

“Cuidando do presente, pensando no futuro”

          O planeta vem enfrentando sérios problemas ambientais, tais como o derretimento das geleiras, tempestades mais fortes, mais calor e aumento do nível do mar. Tudo isso é provocado pelo aquecimento global.

          Muitas pessoas dizem que o aquecimento global não existe, já outras dizem que o mesmo é um fenômeno da natureza. Mas, o aquecimento global existe sim e é provocado pelo homem.

          Deus criou a natureza, consequentemente, o meio ambiente. Certamente, pensou que o ser humano teria maturidade para cuidar e preservar. Infelizmente, acontece o contrário, pois acaba sendo destruído esse bem precioso que Deus concedeu.

          Os homens acabam devastando a natureza por meio de suas impensadas atitudes. É preciso rever comportamentos reutilizando a água da chuva através de cisternas, o lixo para a produção de artesanatos, quando necessário derrubar uma árvore, replantar outra no lugar e trocar as sacolinhas plásticas pelas sacolas retornáveis.

          Os homens muitas vezes agem de forma errada na natureza e acabam poluindo a água. A água é um bem que precisamos para viver.

          No passado, homens, mulheres e crianças bebiam água de riachos sem ser filtrada pois era limpa. Hoje em dia não se faz mais isso, pois a água está muito contaminada por agrotóxicos.

          Nesse sentido, pesquisadores alertam que, as próximas gerações não terão água potável para consumir. E tudo isso irá acontecer pela falta de conscientização e cada vez mais poluição.

          Será que as próximas gerações vão conseguir viver com o reflexo das consequências do que fizemos hoje? Será que temos como reverter essa situação e conseguir um futuro bom para todos? Isto depende de cada um fazer a sua parte e juntar forças para salvar o que ainda é possível. 

2º lugar – Yasmine Hertz- 9º ano- E. M. São Francisco de Borja

 

 

A evolução dos seres humanos e suas consequências

          Desde o início dos tempos, ocorreram diversas mudanças em nosso planeta. Passou-se muito tempo até a evolução das espécies chegar na nossa. Surgimos como um ser diferente, que descobriu o fogo e passou a se comunicar com os demais da espécie. Desde lá até os tempos atuais, houveram muitas evoluções, algumas boas e outras nem tanto. Os homens passaram a pensar somente em si e esqueceram que para sobreviver precisa-se de um meio ambiente.

          Com o passar dos tempos os seres humanos foram descobrindo diversas coisas. Começaram a estudar a química, a matemática, foram aprofundando cada vez mais seus conhecimentos. Mas, com isso, acabaram-se esquecendo do lugar onde vivem. Foram desmatando, poluindo, e com isso, destruindo a natureza onde viviam. Animais foram extintos e plantas destruídas para dar espaço às grandes construções que viriam.

          Os homens viraram pessoas consumistas, que só pensam em si mesmos. Eles não pensam no amanhã. Não enxergam que para sobreviver necessitam de água limpa e de ar puro. Se continuar assim, no futuro o ar que hoje respiramos será totalmente poluído por grandes fábricas e máquinas, e a água potável, que hoje representa cerca de 3% se tornará escassa.

          Espécies de animais estão se extinguindo e seus habitats naturais sendo destruídos. Suas cadeias alimentares estão sendo modificadas e, com isso, muitas espécies não tem como se alimentar.

          Por isso pense muito bem antes de realizar algo, veja se isso é necessário e quais serão suas consequências. Evite ao máximo o desperdício, a poluição, o desmatamento, e pense no bem que estará fazendo a você, aos seus futuros filhos e ao meio ambiente. Pense que com essas ações você pode fazer a diferença num futuro próximo.

3º lugar- Leonardo Antônio Dutra- Colégio Est. Prof. Pedro José Scher

 

 

Avenida Júlio Schwengber, nº 1645
Centro - São Pedro do Butiá - RS
(55) 3369 1800
Manhã: 7h45min - 11h45min
Tarde: 13h30min - 16h30min
© Copyright 2013 P.M. São Pedro do Butiá. Todos os direitos reservados!