Alerta, Possível Surto de Dengue no Município


Verão é propício para alta de casos de dengue, chikungunya e zika.
Chuvas e despreocupação com eliminar criadouros do Aedes aegypti aumentam o risco de contrair algumas doenças.
O verão traz o maior risco devido às chuvas associadas ao comportamento das pessoas, que estão relaxadas e não se preocupam em eliminar os criadouros do Aedes aegypti — afirma Melissa Palmieri, especialista em vigilância em saúde e coordenadora-médica.
Reforçamos a importância de se eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti semanalmente. Não adianta cobrar do governo se enquanto cidadão, você não faz a sua parte. A população não aderiu à ideia da obrigação de cuidar da própria casa.
Geralmente, a picada do Aedes acontece às 8 hora e por volta das 16 hora. É um mosquito que gosta de cor escura e odor forte, como o chulé. Use repelente nestes horários e cores claras.
Principalmente quando sair do município usar repelentes com icaridina (princípio ativo derivado da pimenta), se vestir com calça e blusa comprida. E ainda, evite roupas escuras, porque atraem o mosquito.
O principal cuidado deve ser em relação a locais com água parada, que é onde o Aedes deposita seus ovos. A SES recomenda tampar caixas d'água, tonéis e latões, guardar garrafas vazias para baixo e pneus sob abrigos. Além disso, a secretaria aconselha manter lixeiras fechadas e piscinas tratadas o ano todo.
CUIDE DE VOCÊ, CUIDE DA SUA FAMÍLIA, CUIDE DAS PESSOAS QUE VOCÊ AMA.
PREVENÇÃO!